Ganho de força muscular: constância é mais importante que intensidade

Dia sim, dia também. Essa é a frequência indicada por cientistas para quem busca o ganho de força muscular.  

A conclusão foi divulgada no Scandinavian Journal of Medicine & Science in Sports

Uma pesquisa australiana realizada em parceria com duas universidades japonesas mostrou que a prática regular de exercícios de intensidade moderada é mais eficiente do que ir à academia apenas uma vez por semana e fazer um treino de alta intensidade.  

 

Para chegar a esse resultado, os cientistas acompanharam 36 voluntários – jovens e sedentários – ao longo de quatro semanas. 

Os participantes foram divididos em três grupos, que fizeram:  

  • uma série de seis contrações de braço uma vez por semana; 
  • uma série de seis contrações de braço cinco vezes por semana;  
  • cinco séries de seis contrações de braço uma vez por semana;

     

Ao final de um mês, a comparação entre os resultados de força e espessura muscular dos voluntários indicou que aqueles que foram à academia apenas uma vez por semana e fizeram uma única série de seis contrações não tiveram alteração significativa na força e na massa magra.  

Já naqueles que dividiram os exercícios ao longo da semana, o aumento de massa muscular foi de 10% em comparação aos demais participantes.  

Isso acontece porque os exercícios de força realizados com mais frequência levam a estímulos bioquímicos nas células musculares. 

 

Com o passar do tempo, o metabolismo e a eficácia do gasto energético dessas células aumentam, o que resulta num consequente aumento da força e do volume dos músculos. 

Os pesquisadores destacam que, embora o experimento tenha sido focado no bíceps, a mesma lógica se aplica a outras partes da musculatura do corpo. 

Ou seja: a constância é melhor que a intensidade quando o assunto é ganho de força e de massa magra – o que reforça a recomendação da Organização Mundial de Saúde, que indica a realização de atividades físicas de 150 a 300 minutos semanais, que podem ser divididos em uma hora diária ao longo da semana.  

Independentemente do foco, quando o assunto é saúde, o importante é não ficar parado. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *