Invista nestes três hábitos para ter uma pele mais bonita e saudável 

Envelhecer com a pele bonita é desejo da maior parte das pessoas.  A pele funciona como lembrete cronológico da passagem do tempo. Embora inevitável, o passar dos anos pode ser escrito com mais leveza na qualidade da pele e nas marcas que registram no rosto as expressões faciais usadas repetidas vezes ao longo da vida.
  

Se sorrisos viram rugas ao redor dos olhos, tensão se transforma em linhas entre as sobrancelhas, espanto se traduz em alinhamento de traços na testa e alegria ganha nome engraçado – bigode chinês -, a alimentação e outros fatores do estilo de vida, tornam-se ferramentas para prevenir e suavizar essas marcas. 

Além da alimentação, o atenuar ou intensificar do envelhecimento da pele está ligado a uma série de escolhas – da exposição ao sol e à poluição, passando pelo tabagismo, privação de sono e estresse. 
   

As mudanças ocasionadas pela passagem do tempo, costumam surgir e se intensificar após os 30 anos, no entanto, tudo o que fazemos antes – especialmente como nos alimentamos – pode influenciar como esse processo acontecerá. Não só na questão estética, como na parte funcional também. Quanto melhor for nossa alimentação, maiores as chances de manter a pele bonita e mais harmonioso será o envelhecer. 

De repente 30 


O marco dos 30 anos é apontado pela ciência como o divisor de águas em termos de envelhecimento, que ocorre de forma progressiva e atinge todas as camadas da pele: epiderme, derme e hipoderme. 

Em três também são divididas as etapas do aparecimento dos sinais visíveis a olho nu: 

  • primeiro, vem perda da luminosidade; 
  • na sequência, o surgimento de rugas mais profundas e diminuição da firmeza; 
  • e, por último, a perda da densidade e do contorno facial.  

Boa parte do processo resulta do estresse oxidativo causado pelos radicais livres, que levam ao desgaste e morte das células que, com o tempo, deixam de ser repostas por novas.  

Nesse ponto a alimentação surge como aliada, ao abastecer o corpo com fontes de antioxidantes que ajudam a frear o ritmo do envelhecimento e a manter a pele bonita por mais tempo.  

Melhor de três 


Listamos três pontos fundamentais para a manutenção de uma pele mais bonita e para a garantia de um envelhecimento mais gradativo.  

1 – Água  


A hidratação ocupa o topo do ranking e a explicação está na fisiologia. A pele é composta por água e manter o corpo hidratado ajuda a recuperar a umidade, o viço e o brilho. Especialistas até mesmo propõem um desafio:  

Se você já tem 45, 50 anos, tire uma foto do seu rosto hoje, com uma luz e ambiente que você consegue reproduzir de novo. Então, beba três litros de água ou 35 ml por quilo de peso, mais ou menos, todos os dias. Depois de 15 dias, tire outra foto. Provavelmente você notará sua pele mais bonita, com melhoras nítidas na luminosidade, qualidade e viço da pele. 

2 – Consumir alimentos ricos em nutrientes para a pele 


A categoria abrange, para além do colágeno – a principal proteína que compõe a pele -, a vitamina C, o silício, o selênio e o zinco
 

  • A vitamina C dá suporte na produção do colágeno, ou seja, é preciso ter vitamina C no organismo para que o corpo possa produzir colágeno. Além disso, tem efeito protetor e antioxidante, ajudando e proteger a pele de agressores. 

  • O silício é um mineral abundante no corpo, encontrado na pele, unhas, cabelos, cartilagens, tendões e ossos. Também é necessário para formação de colágeno e elastina, portanto, essencial para uma pele bonita e saudável. É um nutriente muito interessante em termos de suplementação estética, pós-operatória e de anti-aging. Nos alimentos, é encontrado na aveia e na beterraba, mas é um elemento que vale a pena investir na suplementação. 

  • Já o selênio é essencial não apenas para a produção de colágeno, como também para a regulação e proteção da tireoide, e quando estamos com problemas de tireoide, a pele fica seca e sem viço. O selênio está presente na castanha-do-Pará. 

  • O zinco é também participa na produção de colágeno e favorece a saúde intestinal, porque faz com que a barreira intestinal fique mais integrada. É encontrado em peixes, frutos do mar, carnes e nas sementes de abóbora. 

3 – Dormir bem  


As noites de sono reparador têm efeitos que se espalham por todo o organismo, incluindo a pele.  

Isso ocorre porque a melatonina, liberada durante o sono, atua na reparação celular – essencial para a boa aparência da pele.  

Um estudo publicado na revista Clinical and Experimental Dermatology mostrou que pessoas que dormem de 7 a 9 horas por noite têm a pele mais hidratada, se curam de doenças de pele com mais facilidade do que aquelas que dormem menos de cinco horas diárias, além disso, as que dormem mais, se classificam como mais atraentes – provavelmente você já teve a experiência de se olhar no espelho após uma péssima noite de sono e se assustar com sua aparência, como também se olhar no espelho após uma noite excelente e se sentir mais bonita. 


E o colágeno?  


A suplementação de colágeno é bem-vinda para a melhora da pele e pode trazer resultados significativos.  

Esses efeitos, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, se aplicam especialmente à espessura e elasticidade da pele. Dentre os tipos de colágeno, destacam-se o colágeno hidrolisado e os peptídeos bioativos de colágeno Verisol, especialmente desenvolvidos para a manutenção da saúde da pele. 

O colágeno hidrolisado fornece a matéria-prima para o corpo fabricar seu próprio colágeno e, lembre-se, o colágeno é a principal proteína que constitui a pele. Adicionalmente, estudos mostram que a suplementação com Verisol contribui para o retardamento dos sinais do envelhecimento, desacelerando a formação de rugas e suavizando as já existentes, contribuindo assim para uma pele mais bonita e conservada. 

Bom lembrar  


A construção de uma pele hidratada e saudável está alicerçada nas escolhas diárias que vão desde a alimentação e quantidade de água que você ingere à soma e qualidade das horas dormidas.  

Esse tripé se faz essencial para a manutenção de uma pele mais bonita. 

Um bom caminho é priorizar frutas, verduras e legumes, que são ricas fontes de nutrientes, vitaminas, minerais, fibras e compostos protetores antioxidantes.  

Se você quer uma pele bonita, não se esqueça da atividade física frequente e do gerenciamento do estresse. O sedentarismo e o excesso de estresse geram inúmeras mudanças no organismo, que se refletem na qualidade da pele e na aceleração dos processos de envelhecimento.