Coenzima Q10: você sabe o que é e quais são os seus benefícios? 

Casal correndo com energia.

A Coenzima Q10 é um nutriente que o corpo produz naturalmente, encontrado na membrana mitocondrial – local responsável pelo fornecimento de energia às nossas células. É uma provitamina conhecida como ubiquinona e está presente em todas as células, mas especialmente, no coração, músculos, cérebro e fígado. 

Como ela age? 


A coenzima Q10 age como cofator essencial na cadeia de transporte de elétrons do sistema de oxidação, atuando como um poderoso antioxidante do DNA, lipídeos e proteínas. Além disso, tem ação imunomoduladora e anti-inflamatória, importante na prevenção de uma variedade de doenças e envelhecimento precoce. 

Outro ponto essencial, é sua ação para melhorar a disposição no dia a dia quanto na prática de exercícios físicos. Durante os treinos, a coenzima Q10 contribui para a recuperação muscular e, assim, redução da fadiga. 

O que é Coenzima Q10?


Quais os benefícios da Coenzima Q10? 

  1. Auxilia no tratamento de doenças inflamatórias como artrite reumatóide, obesidade, doenças inflamatórias intestinais, uma vez que gera redução de marcadores de inflamação.
     
  1. Controle do colesterol total e aumento do HDL. Além disso, pessoas que fazem uso de estatina como tratamento da dislipidemia, apresentam redução da coenzima Q10 e, consequentemente cansaço e dores musculares; sendo assim, a suplementação tem demonstrado bons resultados no controle destes sintomas. 

  1. Importante para a saúde cardiovascular devido a sua ação na redução da peroxidação do colesterol LDL e maior produção de energia, propiciando a contração do músculo cardíaco. Além disso, baixos níveis de coenzima Q10, estão associados à maior gravidade da insuficiência cardíaca. Estudo publicado em 2014, em que pacientes com insuficiência cardíaca moderada a grave, consumiram 100mg do nutriente – 3x/dia, mostrou melhora dos sintomas, menor tempo de internação e redução da mortalidade

  1. Auxilia no tratamento do diabetes: estudos mostram que a suplementação de 200mg de coenzima Q10 por 12 semanas, gera redução na insulinemia e glicemia de jejum, HOMA-IR e hemoglobina glicada. 

  1. Controle da dor muscular (mialgia): pesquisas mostram que o consumo de 100mg de coenzima Q10 por três meses ajuda na redução da dor. Pacientes com fibromialgia que receberam 300mg do nutriente por dia durante 40 dias, mostrou redução significativa na dor, fadiga e cansaço matinal. 

  1. Doenças neurodegenerativas: muitas doenças são associadas à deficiência de coenzima Q10. Além disso, esse nutriente parece ter efeito protetor no sistema associado a memória e aprendizado (nigroestriatal dopaminérgico) e, ação antioxidante dos neurônios, atenuando os danos e disfunção mitocondrial presente na Doença de Alzheimer. 

  1. Câncer: mulheres com câncer de mama apresentam menores taxas de coenzima Q10 e assim, piora dos efeitos colaterais associados ao tratamento. Algumas pesquisas mostram que a ingestão de 390mg do nutriente por dia, esteve associado à regressão do tumor e menor risco de metástase. Os benefícios da suplementação para estes pacientes estão associados à melhora do sistema imune e sua ação antioxidante. 

  1. Proteção da pele: devido à sua ação antioxidante, combate os radicais livres associados ao envelhecimento precoce. 

  1. Fertilidade: por fornecer energia, a coenzima Q10 é essencial para o funcionamento das células presentes nos ovários e testículos; além disso, o uso tem sido associado com o conteúdo do esperma e infertilidade. Em mulheres, a suplementação tem mostrado preservação dos folículos ovarianos, bem como das taxas de ovulação.

Existe uma melhor maneira de consumir a coenzima Q10? 


O melhor horário para consumir é juntamente com uma refeição que contenha alimento fonte de gordura, já que auxilia na sua absorção. Outra opção é tomar associada ao ômega 3, caso também seja indicado a você.