Amendoim e especiarias podem melhorar sua microbiota intestinal, entenda como

Escolher entre um punhado de amendoim ou um sanduíche natural no seu lanche da tarde pode determinar os rumos da saúde do seu intestino.  

É o que mostrou um estudo da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos, publicado na revista Clinical Nutrition.  

Os cientistas decidiram comparar os efeitos de uma alimentação com 28 gramas de amendoim por dia versus um lanche com carboidratos.  

O impacto notado nos participantes foi significativo.  

Depois de seis semanas mantendo esse perfil de alimentação, os voluntários que ingeriram amendoim tiveram uma mudança na composição da microbiota intestinal, com o aumento da bactéria chamada Ruminococcaceae, que está diretamente ligada à imunidade e ao funcionamento do fígado.  

Dois estudos  


Além do experimento com amendoim, o grupo de cientistas conduziu uma segunda linha de pesquisa, dessa vez, incluindo ervas e especiarias como manjericão, tomilho, alecrim, orégano, canela, gengibre, cominho e açafrão à dieta de participantes que tinham risco de doenças cardiovasculares.  

Quatro semanas depois, a resposta do organismo foi semelhante à causada pelo amendoim, com o crescimento da diversidade de bactérias intestinais, incluindo a Ruminococcaceae.  

Os detalhes foram publicados no periódico científico The Journal of Nutrition

Para a pesquisadora e professora de ciências nutricionais, Penny Kris-Etherton, os estudos apresentam soluções simples de serem implementadas na dieta da população em geral.   

Além disso, os efeitos reverberam na saúde como um todo.  

“A pesquisa mostrou que as pessoas que têm muitos micróbios diferentes têm saúde melhor e uma dieta melhor”, concluiu Penny.

  

Vale lembrar  


A microbiota intestinal é o conjunto de bactérias responsável pela saúde do intestino – considerado o segundo cérebro. 

 

Investir numa dieta equilibrada e vasta em nutrientes garante a manutenção do ambiente em que essas bactérias vivem, propiciando o equilíbrio do organismo.  

Estudos conduzidos pela Universidade Estadual da Pensilvânia mostraram que incluir amendoim e ervas e especiarias à dieta são formas simples de aprimorar seu menu para a construção de um cotidiano mais nutritivo e saudável.