Como a Beta Alanina Pode Melhorar sua Resistência e Força Muscular

A beta-alanina é um aminoácido produzido no fígado em pequenas quantidades e, por isso, deve ser ingerido por meio do consumo de alimentos como aves, peixes e carnes ou suplementos. É um nutriente bastante utilizado na área esportiva porque posterga a fadiga, ou seja, aquela sensação de cansaço. Assim, ajuda a manter a prática do exercício e, consequentemente, contribui para o ganho de massa muscular.

Como a Beta Alanina age? 


A beta-alanina tem sido identificada como precursora da produção de carnosina, aumentando os níveis de carnosina dentro das células, inclusive no músculo esquelético humano. 

A carnosina é uma substância formada a partir dos aminoácidos alanina e histidina e tem uma grande ação antioxidante, protegendo as células e estruturas do corpo contra a ação dos radicais livres- substâncias que aumentam a inflamação e estresse. O aumento deste componente no organismo reduz as concentrações de ácido tiobarbitúrico, um produto associado com a degradação de gorduras, maior inflamação e danos celulares. Além disso, apresenta ação antienvelhecimento e no desenvolvimento muscular, contribuindo para uma melhor capacidade física e desempenho. 

Quando falamos da prática de exercício físico, a carnosina é conhecida por prevenir a fadiga, mas também foi associada à função de reduzir a concentração de ácidos no músculo, conhecida como tamponamento. 

Qual a dose que traz benefícios? 


Estudos demonstram que doses de 4 a 6 g/dia de beta-alanina aumentam as concentrações de carnosina muscular em até 64 % após 4 semanas de uso e até 80 % após 10 semanas, contribuindo para um melhor rendimento no esporte. 

A resposta em relação ao efeito do suplemento varia de acordo com a individualidade. Os altos respondedores, após consumirem 4,8g/dia de beta alanina por 5 a 6 semanas, aumentaram as concentrações de carnosina muscular em uma média de 55 %, e os baixos respondedores, aumentaram em uma média de apenas 15 %.

 

Beta Alanina: uma boa opção para os idosos 


Nos seres humanos, a quantidade de carnosina pode ser influenciada por uma série de fatores. Quando comparamos os sexos, os homens têm maiores concentrações do que as mulheres. Além disso, a quantidade da carnosina pode diminuir com a idade e é provavelmente influenciada pela menor ingestão dietética de alimentos contendo a substância, como por exemplo, a carne bovina, suína, aves e peixes.  

Sendo assim, pode ser necessário a recomendação do suplemento para os idosos visando ajudar na saúde muscular, uma vez que a beta-alanina atenua a fadiga neuromuscular e pode melhorar a coordenação motora e equilíbrio. 

Suplementação de Beta Alanina – como tomar? 


A suplementação de beta-alanina aumenta as concentrações de carnosina, independentemente de níveis inicialmente baixos ou altos, não tendo sido identificado ainda um limite superior para as concentrações de carnosina muscular. A beta alanina é comercializada como suplementos em cápsulas ou em pó, isolada ou junto com outras substâncias como cafeína, creatina ou arginina. 

Durante a suplementação é importante criar estratégias visando atingir benefícios ao treino. Sugere- se que a beta alanina seja suplementada diariamente em uma dose de 4 a 6 g por dia, fracionada em doses de 2 g ou menos, durante um período mínimo de duas semanas. Isto resulta em um aumento de 20-30 % nas concentrações de carnosina muscular e redução da fadiga; mas os maiores benefícios são observados após 4 semanas, podendo gerar um aumento de 40-60 % da carnosina dentro do músculo. 

Não existe recomendação de melhor horário para tomar a beta alanina, uma vez que a dose pode ser dividida ao longo do dia, especialmente visando evitar o efeito colateral mais conhecido- o formigamento. 

Benefícios da Beta Alanina no treino 


Na prática de exercícios extenuantes como lutas, grandes corridas, futebol, ciclismo ou exercícios de grande demanda energética, a contração do músculo gasta energia, ou seja, o ATP, e resulta na formação de íons de hidrogênio (H+). Quanto mais vigoroso o esporte, maior será o acúmulo desses íons; tal fato, pode causar o aumento da acidez, o que contribui para a redução da produção de força e ao aumento da fadiga, fazendo com que se canse mais rapidamente. Isto, normalmente impede de continuar adequadamente os exercícios, forçando uma parada e prejudicando novos ganhos musculares. Sendo assim, a beta alanina aumenta os níveis de carnosina dentro do músculo, reduz a formação de íons H+ e controla a acidez, propiciando continuar a prática do exercício. 

Tem sido sugerido que a suplementação diária de beta alanina melhora o desempenho do exercício de alta intensidade com duração de 1 a 4 min, aumentando o conteúdo de carnosina dentro do musculo e, assim, reduzindo a acidez e a fadiga. Foi observado melhora na capacidade em realizar o exercício e maior demora em se cansar, especialmente ao praticar exercícios com duração de até 4 minutos. 

Diante de tantos benefícios, a beta alanina é indicada para praticantes de atividades físicas de resistência e alta intensidade, pois ajuda na redução do cansaço e melhora do desempenho. 

E para emagrecer, é recomendado? 


Para emagrecer de maneira saudável, sabemos que a base é a alimentação equilibrada associada à prática de exercícios físico, cuidado do intestino e da saúde mental. A beta alanina por não contribuir com a queima de gordura, aumentar a saciedade ou favorecer o funcionamento mais rápido do metabolismo, não contribui para o emagrecimento. 

A Beta Alanina é segura? 


Pesquisas mostram que o uso dentro da dose recomendada e por até 12 semanas, é seguro e não traz nenhum risco à saúde. 

O formigamento, também conhecido como parestesia, é o efeito colateral mais conhecido da beta alanina. Normalmente ocorre nas regiões do rosto, pescoço e dorso das mãos, e desaparece 60 a 90 minutos após a ingestão do suplemento. Acredita-se que isto aconteça porque a beta alanina ativa receptores de neurônios sensoriais da pele. 

O sintoma não é presenciado por todas as pessoas que tomam o suplemento e parece ser dose- dependente, sendo que doses mais altas resultam em maiores efeitos colaterais. 

Quem não pode tomar a Beta Alanina? 


Devido ao fato de não terem comprovações publicadas de que o suplemento não traga malefícios às gestantes ou mulheres que estejam amamentando seus filhos, não se recomenda o uso do suplemento nesta população. Além disso, as pessoas que tomam medicamentos para tratamento cardiovascular ou disfunção erétil, antes de começar a tomar a beta alanina, devem conversar com seu médico. 

Referências
 

Trexler ET, Smith-Ryan AE, Stout JR, Hoffman JR, Wilborn CD, Sale C, Kreider RB, Jäger R, Earnest CP, Bannock L, Campbell B, Kalman D, Ziegenfuss TN, Antonio J. International society of sports nutrition position stand: Beta-Alanine. J Int Soc Sports Nutr. 2015 Jul 15;12:30. doi: 10.1186/s12970-015-0090-y. PMID: 26175657; PMCID: PMC4501114. 

Ashtary-Larky D, Bagheri R, Ghanavati M, Asbaghi O, Wong A, Stout JR, Suzuki K. Effects of beta-alanine supplementation on body composition: a GRADE-assessed systematic review and meta-analysis. J Int Soc Sports Nutr. 2022 May 31;19(1):196-218. doi: 10.1080/15502783.2022.2079384. PMID: 35813845; PMCID: PMC9261744.