Movimente-se: ajuste sua rotina e adicione movimento aos seus dias!  

Você piscou e 2023 já virou várias folhas do calendário.  

Os meses do ano – que até há pouco era – novo se desenrolam num ritmo imparável e, com eles, as possibilidades de colocar em prática tudo aquilo que você pensou quando planejava as metas para esse ciclo.  

Se você está aqui é sinal de que cuidar da sua saúde estava (e segue!) entre os seus objetivos – seja por meio da alimentação, dos exercícios físicos ou da suplementação.  

Ou, ainda, no melhor dos cenários, por todos esses motivos juntos.  

Só que a correria cotidiana engole os minutos e o cansaço faz com que a ida diária à academia pareça uma das metas a ser repensada no momento de organizar as 24 horas do dia.  

Pensando nisso, listamos algumas maneiras simples e eficazes para que você adicione mais movimento ao seu dia a dia. 

1 | Vá a pé


Você já parou para analisar quantas atividades da sua rotina poderiam ser feitas a pé? Mas, por comodidade – vestida de praticidade – você faz embarcado no carro?  

Unir afazeres na rua considerando um mapa mental por geolocalização é uma das formas de otimizar o tempo e inserir mais passos à sua rotina.  

Ir ao mercado, ao hortifruti e à farmácia no mesmo dia e pedir para entregarem as compras em casa, levando só o essencial nas mãos, é um exemplo de como pequenas mudanças geram grandes resultados. 

Segundo estudos, dessa forma você se exercita, se distrai e, de quebra, aumenta a criatividade.  

2 | Estacione mais longe  


Agora, se o carro é realmente essencial, a dica está em mudar o local onde você costuma estacionar por uma vaga mais distante do seu destino.  

A caminhada até o ponto final ajuda na soma de tempo de atividades físicas recomendada pela Organização Mundial de Saúde, de 150 minutos semanais e também na contagem dos ideais 10.000 passos diários.  

Uma alternativa para quem usa o transporte público é desembarcar uma estação antes, garantindo os passos extras.  

3 | Escolha as escadas 


Aposente o elevador e invista nos degraus.  

Comece com uma das saídas diárias e vá aumentando gradativamente a escolha pela escadaria do seu prédio no percurso da portaria até o apartamento.  

Parece um conselho simples, mas essa substituição tem efeitos potentes na sua saúde: o ato de subir escadas aumenta as frequências cardíaca e respiratória ao mesmo tempo em que auxilia na queima de gordura e no aumento da massa muscular.  

O bônus é a liberação de endorfina que vai fazer com que a escolha se torne prazerosa.  

4| Se exercite enquanto assiste TV 


Caso você esteja na lista de pessoas que não abrem mão de assistir ao programa ou série favoritos, não tem problema: basta se exercitar enquanto está na frente da televisão.  

Você não precisa, necessariamente, ter uma esteira ou uma bicicleta para isso. (Mas se tiver, por favor, use-as!).  

Nos 30 minutos em que você estaria sentado ou deitado, você pode se alongar, fazer posturas de ioga ou pilates, algumas repetições para bíceps, tríceps e peito – usando o próprio sofá como apoio – e até agachamentos.  

Otimizando o tempo, você não precisa escolher uma atividade ou outra: você pode realizar as duas simultaneamente. Benefício a mais para as mulheres, para quem os exercícios ajudam a reduzir os riscos de osteoporose

5| Use a bola de pilates como cadeira 


Leia sem radicalismos: não precisa deixar a cadeira do escritório de lado.  

Se você faz home office, essa dica é valiosa, uma vez que substituir a cadeira, durante algumas horas, pela bola de pilates permitirá que você melhore sua postura enquanto alonga quadris, pescoço e coluna.  

Os movimentos feitos durante o trabalho podem ser suaves (há uma série de tutoriais no youtube que ensinam alongamentos simples) e até ficar parado traz benefícios como o fortalecimento do core – como é chamado o conjunto da musculatura que fica na região central do corpo e é responsável pelo equilíbrio e centro gravitacional humano.  

A bola de pilates – ou bola suíça – é tão eficiente para a postura que está vinculada a vários resultados de estudos científicos para o tratamento de problemas de coluna, como a escoliose

Ou seja: com essa alternância entre cadeira e bola de pilates, você garante mais movimento e uma coluna mais fortalecida.

Bom lembrar  


Uma vida mais ativa não está, necessariamente, ligada a práticas intensas – e extensas – de atividades físicas.  

Embora a realização de 150 minutos semanais de exercícios físicos seja a recomendação mais adequada, está tudo bem começar aos poucos: movimento gera movimento.  

Ao implementar as pequenas adequações propostas acima, você vai notar os benefícios práticos de se movimentar.  

E, certamente, a dose a mais de endorfina todos os dias irá te convencer a dedicar um espaço na agenda para passos mais ousados rumo a uma vida mais ativa, saudável e com outros tipos de atividades físicas!