A-B-C | Descubra quantas letras definem o alfabeto nutricional da beleza 

Traduzida na aparência física, a saúde está nos detalhes. 

Feito lupa, fios, poros e as pontas dos dedos viram lente de aumento para a presença – ou falta – de nutrientes.  

Cabelos sedosos, pele viçosa e unhas fortes indicam uma alimentação equilibrada.  

Já o cenário contrário, em que surge a queda capilar, a aparição de acne e a presença de unhas quebradiças, serve como sinal de alerta para a possível deficiência nutricional.  

Bastam alguns exames laboratoriais para descobrir se a causa do impacto na beleza está ligada à baixa de algum nutriente ou a outros fatores, como o estresse.  

“Pele, unha e cabelos saudáveis são indicativos de um corpo bem nutrido”, destaca a nutricionista Alessandra Feltre.  

Alfabeto nutricional


No abecedário da beleza, a ordem alfabética não é prioridade.  

Importante mesmo é identificar qual componente está em desequilíbrio.  

Proteínas, vitaminas e minerais condensam as letras essenciais para a formação de uma saúde completa.  

Alessandra lembra que existem nutrientes específicos para a beleza e que o principal deles é o colágeno. A proteína de origem animal responde pela elasticidade e tônus da pele. Mas não é a única. 

 

Nessa lista, ditada por evidências científicas, estão: 

A | Vitamina A: age na saúde dos olhos; 

B | Vitaminas do complexo B: atuam no processo de geração de energia celular, necessária para a integração e regeneração dos tecidos;   

C | Vitamina C: participa da síntese do colágeno e protege o corpo dos processos de envelhecimento; 

     Cobre: auxilia na pigmentação do cabelo e pele; 
 

D| Vitamina D: trabalha na saúde dos ossos;  

S| Selênio: protege a pele do desenvolvimento de doenças; 

Z| Zinco: defende o corpo dos danos causados pelos radicais livres.  

Lista paralela  


A seleção de nutrientes ligados à beleza não para por aí.  

Segundo a nutricionista, três outros elementos merecem destaque: o ácido hialurônico, o silício e a biotina.  

Diretamente ligados à estrutura da pele e tecidos, eles atuam na manutenção do aspecto jovem e saudável.  

O ácido hialurônico contribui para elasticidade, sustentação e volume da pele, atuando como molécula fundamental para a hidratação dos tecidos.  

“A produção diminui com o passar dos anos, deixando a pele mais flácida, menos hidratada e mais propícia a sofrer com rugas. O suplemento ajuda a minimizar danos estéticos e funcionais, já que atua nas articulações e ajuda a diminuir dores e desconfortos como a osteoartrite, no caso da suplementação oral”, detalha Alessandra. 

Para manter os estoques em dia, a orientação é investir na ingestão de frutas cítricas, vegetais variados e folhas verdes. Além disso, o magnésio estimula o organismo a produzir, naturalmente, o ácido hialurônico.  

Por sua vez, o silício – abundante no corpo, presente na pele, unhas, cabelos, cartilagens, tendões e ossos – confere estrutura, resistência e resiliência para os tecidos conjuntivos como cartilagens e ligamentos. Influencia também na produção de colágeno e elastina.  

O nutriente está presente em tâmaras, aveia, vagens, uvas, cenouras, coentro e lentilha. “Como o silício não fica retido no organismo, o consumo frequente é fundamental. Um bom suplemento pode facilitar muito. A forma ideal é o silício orgânico estabilizado em colina”, aconselha a especialista.  

Já a biotina, necessária para a produção da queratina, é uma proteína que forma a estrutura dos cabelos, pele e unha, sendo fundamental para a saúde desses tecidos, como mostram estudos que relacionam a deficiência do nutriente à queda capilar.  

Fácil de implementar na dieta, o nutriente é encontrado em gemas de ovos, fígado, carnes, peixes, amendoim, sementes de girassol e nozes.  

Concluída a listagem dos principais elementos ligados à saúde de cabelos, pele e unhas, fica fácil compreender a afirmação – aparentemente simples – de Alessandra Feltre que resume tudo: “a beleza vem de dentro pra fora”.  

Bom lembrar


O abecedário da beleza inclui inúmeras letras, que respondem por funções específicas no organismo.  

Da manutenção da elasticidade da pele à saúde dos ossos, a ingestão adequada de proteínas, vitaminas e minerais é fundamental para o equilíbrio do corpo.  

O leque de elementos necessários para pele, unhas e cabelos bonitos é amplo, mas se traduz num cardápio variado e pode ser resumido num prato colorido, com a recomendada divisão de proteínas, carboidratos e vegetais.  

Manter-se belo é tarefa que se mantém e desenvolve de dentro para fora, do prato para a aparência. É resultado da missão diária de olhar para si e nutrir-se com consciência, atenção, carinho e autocuidado.