Especial Mulher, quatro mulheres, um estilo de vida

A cartilha da vida ideal parece desafiadora. Equilibrar todos os pratos que dão harmonia e movimento à rotina saudável demanda disciplina. 

Mas, mais que isso, exige paciência, dedicação e a capacidade de ser compreensivo consigo.  

Donas de tarefas a mais, as mulheres nascem com o gene da equilibrista em si. 

Carregam a evolução da neuroplasticidade na habilidade do cérebro feminino de gerir várias tarefas ao mesmo tempo.  

No mundo da mulher, driblar a sobrecarga é tarefa implícita na lista de afazeres diários.  

Às vezes, conseguem. Às vezes, não. E está tudo bem.  

No mês de março – que joga luz sobre a luta das mulheres -, quatro mulheres pilares da Puravida se reuniram para fazer um intercâmbio de ideias sobre saúde, alimentação, relacionamentos, lazer e vida. 

 

Humana e recheada de insights, a conversa não traz soluções instantâneas para uma mudança radical de vida, mas inspira através da transformação de tudo que é compartilhado nas plataformas da Puravida na realidade do cotidiano delas.  

Rotina x hábitos  


A certeza que costura as quatro visões de mundo é a de que a implementação de hábitos saudáveis – independentemente da velocidade com que eles são inseridos na rotina – serve como pontapé inicial nessa jornada.  

“Quando você coloca o hábito a seu favor e coloca isso de forma programada, você consegue dar vazão a tudo que você precisa fazer de forma mais prática. Eu, começo o meu dia com exercício físico, jejum e suplementação. Essas são, para mim, a chave de uma rotina, que vão me dar muito mais espaço para conseguir fazer tudo que eu gostaria”, descreve Laura Leal. 

Alvana Stefani defende a disciplina de seguir as metas diárias como forma de liberdade para costurar a rotina com leveza quando surge uma exceção à regra.  

Dos exercícios matinais, além dos físicos, há outro que garante dias mais tranquilos e felizes: agradecer.  

“É o hábito da gratidão, a gente começar de manhã agradecendo por acordar, pelo dia que está começando. Isso é algo que tenho começado a praticar, admito, há muito pouco tempo, mas que tem trazido benefícios bastante bonitos para a minha vida como um todo”, compartilha. 

Planejamento  


A base do sucesso para colocar os hábitos em prática está no planejamento. Laura lembra que todo mundo tem as mesmas 24 horas, o que significa que o tempo não é um conceito relativo.  

Enquanto eu estou desenvolvendo determinada atividade em 24 horas, nós temos grandes pensadores criando coisas novas, grandes descobertas sendo feitas o tempo inteiro. A partir do momento em que você é dono das suas 24 horas, você decide o que são aquelas coisas que vão preencher o seu momento”, define.

 

Para avaliar a divisão diária de tarefas, Alvana sugere fazer um paralelo com uma pizza e se questionar: qual o tamanho da fatia do trabalho? Qual o tamanho da fatia dos seus relacionamentos? Qual o tamanho da fatia da sua família?  

Com base nessa análise, cabe uma redistribuição da agenda com o espaço reservado apenas para o Dolce Far Niente – sozinha ou com as pessoas que você ama.   

“É preciso agendar os nossos momentos de prazer e os nossos momentos de autocuidado. Os momentos em que nós enaltecemos as nossas relações e relacionamentos com a nossa família, com os nossos amigos”, aconselha. 

Dica reiterada pela nutricionista Roberta Carbonari, que ensina o mesmo conceito aos alunos para quem leciona sobre gestão de tempo.  

“Coloque descanso na sua agenda, coloque momentos em que você realmente vai se fazer bem e apenas se fazer bem, que talvez não envolva nenhuma atividade sua. Não seja atividade física, mas seja conversar com um amigo divertido e engraçado que sempre que você está com ele, te faz bem. Almoçar com a sua mãe, que é a pessoa mais importante da sua vida”, sugere. 

Desafio 


Adepta de um estilo de vida saudável há anos, a nutricionista Alessandra Feltre convida a um desafio: testar o mix de alimentação saudável, atividade física, sono de qualidade e bons relacionamentos, nutridos nos momentos de lazer.  

“Experiencie! Coloque em prática, faça um teste, traga essa experiência para si, para o seu dia e observe todos os efeitos benéficos no organismo. O resultado é muito mais disposição”, antecipa. 

Caminho que Alvana Stefani percorreu e conhece bem. Na transição para uma vida mais saudável, ela investiu na soma de passos curtos e certeiros, calçados no conhecimento científico e na compreensão que movia cada escolha.  

A comunicadora explica que esse movimento fortalece ainda mais as mudanças, uma vez que atribui sentido aos novos hábitos. “É um circuito em que eu fui encontrando os porquês das coisas, os porquês dos meus novos hábitos. E hoje eu consigo fazer escolhas”, pontua. 

Sucesso 


Bem-sucedidas na vida pessoal e na carreira profissional, as quatro concordam que o conceito de sucesso é relativo e cabe – apenas – na régua individual de cada uma.  

Roberta Carbonari lembra que sucesso é aquilo que sucede, que continua. E questiona: “o que você quer que continue na tua vida?”.
  

Laura complementa lembrando que não há métricas para o sucesso e que o essencial é não se comparar aos outros.  

“O primeiro passo para você de fato ser feliz com uma rotina mais equilibrada é parar de se comparar o tempo inteiro, fechar um pouco os olhos para isso e se empoderar daquilo que você é capaz de fazer. Não tenho dúvida que isso é um caminho muito mais sensato”, acredita. 

Compreensão 


Num mundo de cobranças externas e de autocobranças, é preciso lançar o olhar de compreensão para si e entender que os momentos difíceis existem, independentemente do estilo de vida escolhido. 

 

Para esses momentos, Roberta Carbonari orienta: “O que a gente faz, na verdade, é descansar e não desistir. Nesse momento a gente para, descansa e continua”.  

E continua apesar dos medos.  

“Quando você sente medo, você pega esse medo, coloca no banco de trás e acelera o seu carro da coragem. Vá mesmo que vá com medo”, finaliza – e inspira – Alvana Stefani. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *