Pesquisa comprova: elixir da juventude, água previne também doenças crônicas

O título soou mítico demais? Não para os cientistas do Instituto Nacional de Saúde (NIH), dos Estados Unidos.  

Com roupagem um pouco menos metafórica que o elixir, em si, a hidratação se mostrou um elemento indispensável para, mais que a longevidade, a manutenção da juventude. 

Num estudo publicado na primeira semana de 2023, na revista eBioMedicine, os pesquisadores revelaram que beber água em quantidades recomendadas retarda o envelhecimento e previne doenças crônicas em humanos.  

A conclusão teve como base a análise de dados coletados ao longo de 25 anos de acompanhamento com mais de 11 mil americanos, com idades entre 45 e 66 anos.  

Parâmetros 


O sódio foi a substância escolhida para comparar quem se hidratava corretamente daqueles que não seguiam à risca as recomendações sobre a quantidade de água ideal a ser ingerida ao longo do dia.  

Isso porque os níveis séricos de sódio sobem quando a ingestão de líquidos diminui.  

Ao avaliar as informações levantadas, os cientistas notaram que níveis de sódio sérico superiores a 142 mmol/l na meia-idade indicavam maiores chances de representar idade biológica superior à idade cronológica, de desenvolvimento de doenças crônicas como insuficiência cardíaca, demência, doença pulmonar crônica, acidente vascular cerebral e diabetes, além de potencializar as possibilidades de ter uma morte precoce.  

Solução no copo 


Nada de remédio: a solução para melhorar esse índice é a ingestão de água. 

 

“Como a diminuição da hidratação é um dos principais fatores que elevam o sódio sérico, os resultados são consistentes com a hipótese de que a diminuição da hidratação pode acelerar o envelhecimento. Pesquisas mundiais mostram que mais de 50% das pessoas não bebem as quantidades recomendadas de líquidos. Portanto, os resultados de nosso estudo fornecem razões adicionais para reforçar as recomendações já existentes para a ingestão ideal de líquidos”, diz um trecho da pesquisa. 

E, já que contra fatos não há argumentos, fica a recomendação da Organização Mundial de Saúde, que  indica o consumo de 35 ml por quilo corporal para a manutenção da saúde e … da juventude!  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *