Transforme sua vida com a mudança de hábitos, com Túlio Sperb

“Faça o que eu digo, não faça o que eu faço”.  

Caso o despertar para novos hábitos pudesse ser resumido em uma única frase, essa seria a de Túlio Sperb.  

O cardiologista, referência em suplementação cardiovascular, sentiu um misto de desconforto e estranhamento ao sugerir aos pacientes uma rotina de atividade física e dieta balanceada enquanto ele próprio vivia o combo de sedentarismo e sobrepeso.  

Pelo exemplo, decidiu mudar. Implementou os próprios conselhos, se aprofundou nos conhecimentos sobre nutrição e, diante de exames laboratoriais alarmantes, ao invés de seguir o caminho medicamentoso, preferiu ajustar os ponteiros com a alimentação. 

Não demorou muito para colher os resultados. 

Hoje, dono de níveis de colesterol equilibrados, frequentador da academia e adepto de um cardápio vasto em nutrientes, Túlio se sente confortável para direcionar a mudança de vida dos pacientes. 

Na despensa  


Ter à mão opções saudáveis é um ponto fundamental, segundo o especialista.  

A começar pela comida de verdade. Túlio pontua que você pode até não saber em qual característica alimentar se enquadra o seu metabolismo, mas cortar – ou reduzir – os alimentos industrializados é um passo válido para todos.  

Durante a infância e adolescência, o especialista teve livre acesso a doces, refrigerantes, frituras e farinhas refinadas. Passou por uma experiência radical, de dieta low carb – com resultados físicos significativos (menos 20 kg na balança), porém prejudiciais à saúde -, e precisou realinhar expectativas ao trazer o conhecimento sobre nutrição para a mesa no dia a dia.  

O exercício de reflexão e experimentação rendeu uma série de estratégias, algumas apontadas por ele como infalíveis. Ou quase. Uma delas é repetir o mesmo prato no almoço e no jantar. Na prática, o preparo de porções maiores, que rendam a quantidade adequada para as duas refeições, seriam o atalho para evitar as tentações da preguiça.  

“Eu não penso no que eu vou comer quando eu chego em casa, porque se eu chegar em casa não tiver alguma coisa pra comer, aí você começa “ah, vou no iFood, vou não sei aonde vou pegar, não sei o que vou pedir, não sei o quê”, e começa a cometer erros”, explica. 

Paralelamente à readequação alimentar, Túlio destaca o papel da atividade física. Não apenas nos moldes convencionais – academia, natação, crossfit, mas também com a implementação gradativa, com caminhadas curtas diárias.  

“Por mais que você não faça nada, absolutamente nada, mas vai começar a fazer uma caminhada leve de 20 minutos, já é muito melhor do que não fazer nada. Ah, e o ideal não. Você já saiu do zero”, incentiva.  


Cabeça em forma 


Além de alimentação e atividade física, é preciso olhar para a saúde mental.  

Pré-requisito para a manutenção de um estilo de vida saudável, uma mente tranquila e equilibrada proporciona os estímulos suficientes para a descoberta de novos hobbies e atividades que tragam prazer. 

Para isso, vale olhar com atenção para a qualidade das noites de sono. Túlio relembra que ⅓ da vida é vivido enquanto dormimos, o que reitera a importância do descanso para o desenvolvimento de uma rotina plena.  

Falando em rotina, a previsibilidade facilita a disciplina. “Às vezes você está naquele ciclo do mal, onde você dorme mal, acorda mal, tá cansado, se alimenta mal, está estressado, não faz exercício físico, está sedentário. E, para romper esse ciclo, você precisa organizar uma nova rotina”, recomenda. 

A partir desse cronograma diário a sugestão é agregar itens que não sobrecarreguem a agenda, mas que cumpram o papel de pílulas de alegria.  

“Você se colocar em primeiro lugar e priorizar a tua saúde em prol de você poder ajudar as outras pessoas ao seu redor, isso é muito importante também, porque se você não se organiza e se você não prioriza tua saúde, você não vai ter energia”, finaliza.  

Bom lembrar  


Somos o que fazemos.  

Os hábitos têm papel fundamental na manutenção de um estilo de vida saudável.  

Quem já enfrentou as consequências das más escolhas reconhece isso. É o caso do cardiologista referência em suplementação cardiovascular, Túlio Sperb.  

Ex-sedentário, o especialista viveu o sobrepeso e encontrou na profissão o estímulo para mudar a própria rotina.  

Túlio elenca três pilares principais no processo de transformação: a alimentação, as atividades físicas e a saúde mental.   

Segundo Túlio, comer comidas de verdade, se exercitar – mesmo que por 20 minutos com caminhadas leves diariamente – e olhar para si, em busca de equilíbrio, são excelentes primeiros passos para a mudança real;  

Mudança que começa única e exclusivamente por você.  

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *