Construa seu estilo de vida saudável

Mudar. Sair do lugar. Deixar a zona de conforto. Dar um passo em direção ao novo. 

A motivação para viver a vida que você sempre sonhou certamente já bateu na sua porta e, provavelmente, em algum momento, você a abriu.  

Mas a ventania dos velhos hábitos é uma dificultadora na missão de deixar a porta aberta ao estilo de vida saudável.  

E a solução, nesse caso, está justamente no questionamento. É que a porta é lugar de passagem, não de permanência. E, atravessá-la demanda constância na tomada diária de decisões que embalam essa jornada rumo à evolução.  

A manutenção de um novo estilo de vida exige alicerce sólido e o melhor material para criar essa sustentação é o conhecimento.  

Evoluir pressupõe conhecer. Conhecer a si mesmo. Conhecer o seu ambiente. Conhecer os seus pontos fortes e fracos e, sobretudo, conhecer o motivo por trás de cada opção que lhe conduz à vida que você busca.   

Foi assim com Flavio Passos. Quando o pesquisador em saúde decidiu revolucionar os hábitos, estava num lugar de desconforto intenso.  

“Comecei a minha trajetória do fundo do poço. Eu experimentei uma falência sistêmica para minha saúde e isso foi um motivador muito, muito grande para o desenvolvimento da disciplina que eu não tinha”, conta. 

O empurrão veio do diagnóstico médico, mas o embalo foi dado pelos ensinamentos que teve nos Estados Unidos, na escola de alimentação orgânica Living Light Culinary Institute. Aos poucos, a teoria foi dando lugar à prática na escolha dos ingredientes que preenchiam o prato de cada dia.  

“Priorizar comer aquilo que dá para o seu corpo tudo que ele precisa. É o que a gente chama de prosperidade nutricional – não deixar faltar nutrientes, não deixar faltar vitaminas, minerais, óleos essenciais, os ômega; não deixar faltar proteína, que são componentes que a saúde utiliza para sua construção, para sua manutenção e para o seu equilíbrio”, descreve.  

Tudo isso ocorreu ao mesmo tempo em que Flavio investia no que considera o segundo fundamento: não sobrecarregar o seu corpo com aquilo que o maltrata.  

Despertado pela filosofia de Hipócrates, que sugere que cada indivíduo faça do seu alimento o seu remédio, Flavio incorporou o conceito à rotina como o pontapé de uma série de mudanças subsequentes.  

“A primeira boa escolha deve ser na nutrição, porque todas as outras escolhas ficam mais fáceis. A partir de então, mudando minha alimentação, eu mudei toda minha vida”, resume. 

Individualidade


Não há receita de bolo. Flavio reforça que a construção do estilo saudável é individual. 

Segundo o pesquisador em saúde, existem parâmetros que a natureza nos sugere, como acompanhar o horário do sol, acordar mais perto de quando o sol se levanta, se deitar mais perto de quando o sol se põe, ter uma alimentação que acompanhe o ritmo do sol, evitando refeições muito tardias, pouco antes de dormir, para não prejudicar a qualidade do seu sono.  

“São várias pequenas escolhas que vão se somando, assim como os fios se combinam para formar um tecido. As várias pequenas escolhas do dia a dia”, pontua.  

Do alimento que você escolhe para iniciar seu dia, no café da manhã, às compras que enchem sua geladeira e despensa, ao preparo das refeições. Cada etapa do processo ajuda a compor um estilo de vida saudável.


Força interior


O ponto de virada costuma ocorrer, justamente, quando o indivíduo está no momento de maior vulnerabilidade. A força vem da fraqueza, das situações que Flavio classifica como aquelas que vêm para que a gente se desenvolva.  

Reflexivo, ele propõe um paralelo com outros pontos da vida. 
 

“Ninguém nasce com caráter. A gente desenvolve o caráter, a vida nos flexiona para que a gente desenvolva caráter. Ninguém nasce com os músculos tonificados. A gente precisa, através da repetição, do comprometimento e, ali, fazer aquela coisa que não é tão agradável, como levantar um peso, um movimento repetitivo, sentir o corpo reclamando, sustentar aquele incômodo para essas construções”, exemplifica.  

A escolha de exemplos diversos ilustra aquilo em que ele acredita: que todo o discernimento, força interior, calma e tranquilidade que você conquista em qualquer área da vida, pode ser aplicada em outra.  

Nada de sacrifício  


A associação entre hábitos saudáveis e sacrifício não existe para Flavio Passos.  

No dia a dia, cabem pequenas exceções à regra que extingue o açúcar do cardápio. O que manda nessas aberturas é o bom senso para decidir quais lacunas valem os efeitos sentidos pelo corpo. 
 

“O pão, a manteiga e coisas tão simples e tão espetaculares. Faço exceções com regularidade, mas quando elas fazem sentido para mim. Como seria especial degustar um bolo, degustar até mesmo um brigadeiro feito pela minha avó, pela tia da minha amiga. São coisas que fazem um certo sentido porque têm uma humanidade envolvida”, confidencia.  

Aos 41 anos, idade definida como a melhor fase da própria vida, Flavio atribui às escolhas diárias a saúde e o desempenho físico e mental que tem hoje. “Eu percebi que é possível envelhecer melhor quando você, a cada dia, planta boas escolhas!”, conclui.  

Para lembrar  


Mudar os rumos para estabelecer um estilo de vida mais saudável pode parecer um desafio no primeiro momento, mas são as pequenas mudanças diárias que conduzem esse caminho.  

Mais que mudar, é preciso manter a constância nas práticas que vão ao encontro de uma rotina mais saudável.  

Para isso, saber o que há por trás de cada opção é fundamental. 
 

A evolução está atrelada ao conhecimento. Quanto mais você compreende o motivo das mudanças, melhor permanece nelas.  

Testemunha do poder das escolhas guiadas pelo saber, Flavio Passos sugere começar pela nutrição – a principal fonte de nutrientes que o corpo necessita – e se manter fiel às escolhas, lembrando que a disciplina é construção diária cujos frutos são colhidos ao longo da jornada.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *