Calma no prato: afaste o estresse com uma refeição saborosa

Que tal uma refeição completa para aliviar o estresse com três ingredientes principais e dois temperos naturais? A receita leva salmão, brócolis, batata doce, salsa e alho.  

A calmaria chega acompanhada pelo prazer de um almoço ou jantar pra lá de saboroso e saudável.  

Falando assim, parece até conselho de mãe – ou de avó – para “acalmar os nervos’‘. Mas a escolha dos ingredientes listados nesta sugestão de receita está baseada em evidências científicas.  

Cada item tem sua peculiaridade em termos de nutrientes e o que todos têm em comum é a capacidade de afastar sintomas de ansiedade e estresse.  

Confira o check-list de benefícios dos alimentos: 

Salmão 


Você pode substituir por anchova, truta, cavala, atum ou sardinha. 
 

Os peixes gordurosos são ricos em ômega-3 e em vitamina D, nutrientes eficientes na redução do estresse e na melhora do humor. 
 

A fonte de proteína fornece também energia extra para a saúde cerebral e mental, atuando diretamente na regulação dos hormônios liberados durante situações estressantes.  

Da mesma forma que a manutenção dos níveis desses nutrientes traz uma série de pontos positivos para o organismo, a baixa ingestão dessas substâncias tem efeitos colaterais, estando relacionada a quadros de depressão e ansiedade nas populações ocidentais.


Brócolis  


Representante dos vegetais crucíferos nessa receita, o brócolis é abundante em folato, magnésio e vitamina C – trio de peso no combate aos sintomas depressivos.

Outro nutriente encontrado no brócolis é o sulforafano, um composto de enxofre com ação neuroprotetora e efeito calmante.  

Para se ter uma ideia do potencial desse ingrediente, uma porção de aproximadamente 200 gramas de brócolis* fornece 20% da ingestão diária recomendada de vitamina B6.  

Informações que provam que esse é um item indispensável numa refeição contra o estresse.  

Batata Doce  


Em rodelas, assada inteira, servida como purê.  

Não importa a textura, a batata doce é fonte de carboidrato que concentra uma série de nutrientes que ajudam a reduzir os níveis de cortisol no organismo.  

Quando combinada à vitamina C e potássio, o alimento ganha status de ansiolítico gastronômico.

A batata doce, nesse prato, simboliza a porção do carboidrato integral – inteiro e denso – que, num estudo de 8 semanas com mulheres acima do peso, se revelou uma espécie de antídoto para o cortisol.  

O resultado considerou a comparação com a taxa do “hormônio do estresse” encontrada na saliva de mulheres que seguiam uma dieta rica em carboidratos refinados.  

Segundo os pesquisadores, a conclusão foi de que a dieta alimentar integral é uma potente ferramenta contra o estresse.  


Salsa 


Para temperar, aposte na salsa.  

A erva combate o estresse oxidativo por meio dos antioxidantes que neutralizam os radicais livres presentes no organismo.  

A capacidade antioxidante da dieta é um dos elementos apontados por uma pesquisa como forma de combater o estresse.  

No caso da salsa, a erva contém carotenoides, flavonoides e óleos voláteis, ricos em propriedades antioxidativas.  

Além, é claro, de proporcionar uma pitada extra de sabor.  

Alho  


Para os adeptos do alho, a excelente notícia é que o tempero não é só carregado de um paladar característico.  

O vegetal tem também compostos de enxofre que aumentam os níveis de glutationa, antioxidante que está na linha de frente no combate a infecções.   

Ao optar por esse tempero você embarca num combo de vantagens: uma pitada de lembrança de comida caseira, menos estresse e mais imunidade.  

Vale lembrar (e saborear!) 


A alimentação é a principal fonte de energia do corpo humano e alimentos incorporados à dieta têm a capacidade de modular, inclusive, o humor.  

No caso do estresse, peixes gordurosos, vegetais crucíferos e carboidratos integrais são sugestões – com evidências científicas –  para espantar o estresse e restabelecer o equilíbrio entre os hormônios, devolvendo o estado de homeostase ao organismo. 
 

Se você é do time que não abre mão de uma boa refeição, basta usar a criatividade para substituir os ingredientes dessa receita por outros dos mesmos grupos alimentares e encontrar a paz num prato cheio de sabor – e nutrientes! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *