Os últimos dias do ano são repletos de pensamentos: o ciclo que termina rende reflexões sobre aquele que está por vir e a vontade de preencher os próximos 365 dias de forma diferente surge como força motriz num movimento de transformação.
O desejo de virar a vida de ponta-cabeça, sacudir o que não encaixa e reposicioná-la de maneira a escolher as peças que deixarão esse quebra-cabeças completo toma conta da esperança transcrita nas To-do lists para 2023.
E, na hora de pensar hábitos que podem compor esse ciclo novíssimo que se apresenta, o médico cardiologista especializado em prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças do coração, Túlio Sperb, é enfático: “se tem um aspecto da sua saúde que é inegociável é o exercício físico – não existe o sedentário saudável”, destaca.

Você pode até ter pensado que tem uma boa alimentação e que a vida agitada que leva já poderia ser considerada uma maratona diária. No entanto, nesse quesito, a ciência é implacável.
“Os efeitos prejudiciais do sedentarismo são tão relevantes quanto o hábito de fumar”, salienta o nutricionista e educador físico, Marcelo Carvalho, que emenda “se você não fuma, mas é sedentário, ao longo dos anos você pode padecer de desordens metabólicas similares às causadas pelo tabagismo”.
Novos hábitos
Deixe o extremismo de lado. O mínimo de informação leva a querer sair correndo por aí em busca do tempo perdido.
Mas, quando a meta é criar uma rotina pautada nos hábitos saudáveis, a orientação é começar aos poucos, inserindo um novo hábito por vez.
No caso do exercício físico, para quem começa do zero, uma caminhada leve – todos os dias – já é um primeiro passo. Isso porque, independentemente de qual patamar você esteja, a constância se mostra mais eficiente do que a intensidade.

Dessa forma, o novo hábito deixa de ser uma atividade isolada na agenda e vai, aos poucos, se incorporando à rotina e se tornando parte do seu estilo de vida.
Quer uma dose extra de motivação? Estudos mostram que quanto menor a frequência cardíaca em repouso, menores os riscos de doenças cardiovasculares. A conclusão está associada à maior capacidade de captação e distribuição do oxigênio.
Segundo Túlio Sperb, essa é a razão pela qual bons níveis de VO2 (volume de oxigênio máximo) são sinônimos de longevidade.
E-q-u-i-l-í-b-r-i-o
Nos dias que antecedem o réveillon, cabe a reflexão: como anda o equilíbrio dos pilares da sua vida?
A Medicina do Estilo de Vida, que aposta na visão macro sobre o paciente, aponta a alimentação balanceada, o sono de qualidade, a prática regular de exercício físico, o gerenciamento do estresse, o controle de substâncias tóxicas e a manutenção de relacionamentos saudáveis como os pilares da vida ideal.
Não se trata de um ou de outro, mas do conjunto.
“Não existe monoterapia. Não adianta olhar só para o exercício, para os alimentos ou suplementos. Se você olha para o Ômega 3 e no contexto geral não faz o dever de casa, não olha para o que você come, para como dorme, esse Ômega 3 não vai conseguir te entregar os benefícios que poderia”, explica Marcelo Carvalho.

To-do list
Se você não tem ideia de por onde começar, num bate-papo, os dois profissionais chegaram a um consenso sobre quais seriam os hábitos sugeridos para um 2023 mais saudável:
- prato colorido | cheio de alimentos que preencham as necessidades nutricionais;
- zero gorduras industrializadas | numa escalada dos hábitos, cortar gorduras se mostra como um desafio a ser inserido nas suas metas a longo prazo;
- praticar exercícios físicos com regularidade | é preciso que os estímulos sejam renovados e diversificados para continuarem a gerar efeito;
- cuidado com o sono | gerenciar a rotina para que os afazeres respeitem o ciclo circadiano;
- ser feliz | a felicidade pode ser tanto o resultado das mudanças como a motivação para que elas sejam implementadas.
Bom lembrar
A vida nova independe de um ano novo.
Embora o réveillon seja um convite à reflexão e à mudança de hábitos, você pode começar no dia 1º de janeiro ou no dia 30 de dezembro.
No fundo, não importa a data, o que é determinante na sua jornada é a tomada de decisão e a manutenção dos hábitos que você decidir incorporar à rotina.
Ter em mente que o tempo investido numa atividade física ou num prato saudável compartilhado com as pessoas que você ama é muito mais que um item de to-list é essencial para garantir que você não esqueça: todas essas metas são para colocar a sua vida no topo das prioridades em 2023.