Você já parou para pensar na quantidade de açúcar que você ingere todos os dias?
Segundo a Organização Mundial da Saúde, os brasileiros consomem, em média, 80 gramas a cada 24 horas, enquanto o máximo recomendado seria de 25 gramas.
Falando assim, parece uma quantidade pequena. Mas, na imagem abaixo é possível ter dimensão do quanto o limite é ultrapassado diariamente.
40% de toda a glicose consumida ao longo da rotina está disfarçada em sucos, chás, refrigerantes, achocolatados, iogurtes e energéticos.
Ao passo em que a ciência escancara os malefícios do excesso de açúcar, mudanças de hábitos são mais que bem-vindas para diminuir o consumo.
Primeiro Passo
A revolução dos hábitos alimentares pode – e deve – ser progressiva. Quer uma sugestão? Comece pelas bebidas.
Essa é a estratégia abordada no desafio #NãoBeboAçúcar, uma iniciativa da Puravida para que você avance na concretização do plano de uma vida mais saudável.
Sem extremos
Cortar 100% das bebidas açucaradas de uma hora para a outra é uma medida radical e difícil de ser implementada.
Por isso, o desafio tem três estágios que propõem que você elimine as bebidas açucaradas aos poucos, por faixas de horário:
- Eliminar até às 12 horas;
- Eliminar até às 18 horas;
- Eliminar durante as 24 horas do dia.
Reflexos
Essa simples mudança de hábito reflete em diferentes frente da saúde.
Os resultados são sentidos, sim, na balança, por meio do provável emagrecimento, mas também no fortalecimento do sistema imunológico – ao diminuir as inflamações causadas pelo açúcar no organismo.
Enquanto a imunidade agradece, do lado de fora, a pele transparece as escolhas alimentares. O sono também melhora, da mesma forma que o humor e a capacidade de manter o foco e a concentração.
É um combo de benefícios conquistados por meio de uma simples escolha.
Dois pilares
A base para manter a meta é investir na hidratação e no aumento da ingestão de proteínas. Esses dois pilares fornecem para o corpo os nutrientes necessários e geram a sensação de saciedade, que é uma das chaves para controlar a compulsão por doces.
O simples ato de cortar o açúcar ajuda a afastar doenças como a diabetes tipo 2, obesidade, inflamação generalizada e hiperatividade mental infantil.
Válido para todas as idades, o desafio #NãoBeboAçúcar pode ser aplicado para toda a família, de forma que os integrantes da casa sintam os benefícios juntos.
Criatividade
Não sabe como substituir as bebidas açucaradas com que está acostumado? A Puravida elaborou um e-book cheio de dicas e receitas para facilitar a sua vida nessa transição. Para saber mais, clique aqui.
Bom lembrar
O açúcar é uma substância com alto poder viciante, que prejudica a beleza e que está disfarçada em inúmeros produtos que a gente consome sem nem perceber .
Em excesso, o consumo de glicose aumenta as chances de desenvolver uma série de doenças, além de afetar, inclusive, a performance mental do indivíduo. Por isso, o desafio de tirar as bebidas açucaradas da rotina vai além de um exercício de autocontrole e autoconhecimento.
Quando você decide dizer para si: #nãobeboaçúcar, você assume as rédeas da sua saúde e dá o primeiro passo rumo a um futuro mais leve e saudável.